JZiliotto

Escritórios Saudáveis – O que é prosperidade pra você?

24/10/2014 jziliotto-escritorios-saudaveis-prosperidade

Quando falamos em prosperidade, imediatamente pensamos na abundância em termos materiais ou físicos: ter dinheiro, ter relacionamentos, ter uma carreira promissora, ter amigos, ter isso e aquilo. Mas essa crença reflete a tendência inconsciente de que o valor da vida está na posse de recursos nos aspectos físicos e materiais. Esquecemos, porém, que para todo esse “ter” de fato significar prosperidade, depende também da qualidade da nossa relação mental, emocional e espiritual com esses aspectos materiais e da maneira como vivenciamos a vida material.

abundancia-escritorio-saudável-jziliotto

Podemos ter tudo, mas se não estivermos emocionalmente, mentalmente e espiritualmente equilibrados, sentiremos insatisfação. Isso nos leva a um conflito, afinal, se temos o que queremos, por que sentimos vazio e insatisfação? Quando não encontramos a explicação para esse mal estar, isso gera mais angústia, a qual tentamos, por sua vez, remediar buscando mais do “ter”, que nos leva cada vez mais para longe daquilo que de fato pode nos fazer feliz. Afinal, não adianta tentar satisfazer no nível físico uma falta que está nos níveis internos.

Trabalhar de mau humor, triste, irritado ou cansado é muito mais desagradável e geralmente menos produtivo do que quando estamos minimamente satisfeitos ou motivados. Tudo parece ficar mais difícil, demorado e pesado. Portanto, a materialização do trabalho é muito mais fácil, tranquila e agradável quando estamos harmonizados. Sendo assim, fica mais fácil perceber que as conquistas materiais dependem de como estamos internamente, e que não precisam acontecer de forma dolorida, sacrificante ou extenuante, basta estarmos mais harmonizados internamente.

Isso não significa que cresceremos sem trabalho, esforço ou perseverança, mas podemos viver tudo isso com mais leveza e fluidez, sem tanta dureza, sem o tom de luta, e sim como uma brincadeira, uma aventura, algo a ser curtido e não a ser batalhado no sentido sacrificante. A prosperidade material é consequência da qualidade da prosperidade nos outros níveis e, portanto, o sentimento de bem-estar e os pensamentos positivos não podem depender apenas dos resultados externos.

_jziliotto-escritorios-saudaveis

Porém, para sermos prósperos não precisamos estar 24h de bom humor, sem problemas ou sorrindo, mas minimamente em paz e satisfeitos internamente, pois isso é que impulsionará e moverá nossas ações, palavras, atitudes. Imagine que tudo que fazemos e falamos carrega a qualidade de nossa situação interna. Se tudo que fizermos carregar harmonia, a vida tende a acontecer com menos dificuldades. Quando conseguimos nos manter mais harmonizados nos níveis emocional, mental e espiritual, tudo tende fluir mais fácil, até mesmo na vida material.

Isto faz sentido pra você? Em que ponto você leva isto à suas relações de trabalho? Em um ambiente saudável, você é o principal responsável pela mudança. Experimente! ;)