JZiliotto

Super dicas para organizar uma recepção

06/11/2014 JZILIOTTO

A área da recepcionista é o lugar que as pessoas têm o primeiro contato quando chegam a um determinado consultório ou empresa. Por isso, é de grande importância que ela esteja em condições favoráveis para receber pessoas de fora. Todos sabem do efeito que um ambiente organizado provoca nas pessoas, até os mínimos detalhes influenciam em nosso bem estar.

E sabendo disso, é notável o esforço que fazem para deixar o espaço um tanto quanto confortável e familiar, oferecendo um clima amistoso e tranquilo, sério, frenético, enfim, no estado que os proprietários daquele local querem que as pessoas se sintam. Organizar uma recepção da forma correta tem a ver com o clima e o nível de seriedade que quer ser passada e para isso terá que ser identificada a identidade do local.

Se for uma empresa com um caráter mais sério, convém que a recepcionista passe um aspecto formal, se for mais descontraída, que assim seja também a recepcionista. Se for um consultório, que procure dar um ar de tranquilidade, serenidade, paz, precisam passar essa calma para aqueles que ali vão se consultar.

A recepcionista precisa ser coerente com o resto do local, passando a primeira mensagem daquilo que vai ser encontrado ou daquilo que é a imagem do local. Pode até parecer besteira, mas esse clima de unidade entre todo o espaço interfere em toda a atmosfera presente, fazendo com que haja uma sincronização entre todos os ambientes.

Organizando a recepção

Sabendo o caráter da empresa, clínica, consultório, ou algo do tipo, entraremos agora na parte que você irá decorar e organizar, a recepção.

Seja qual for o tipo de local a ser organizado, o primeiro passo é deixa-lo limpo, isto é imprescindível em qualquer área. A limpeza é um dos principais atributos de uma boa organização e pode ser considerada como metade do caminho percorrido. Então, retire aquilo que for totalmente desnecessário e que pareça destoar da proposta de recepcionista que você tem em mente. O desnecessário, como seu nome já acusa, não traz vantagem nenhuma e só faz ocupar espaço. Então, livre-se disso e dê oportunidades para que novos adereços e coisas mais úteis cheguem.

Outro ponto que deve ser levado em conta, não importando o local, é fazer com quem esteja ali na recepção se sinta bem. Então, o que fazer para que isso aconteça?

Colocar revistas de temas agradáveis, que entretenha, é uma ótima opção. Deixar tocando uma música de fundo que consiga agradar a todos. Uma sugestão que acalma e agrada os ouvidos são as musicas eruditas.

Imagens interessantes nas paredes, poltronas confortáveis que façam com quem esteja esperando ali não interprete o ambiente de modo cansativo. Investir na decoração é ponto essencial para tornar o ambiente mais confortável. Um bom estudo sobre as cores pode ajudar muito. Dependendo da cor, o cliente poderá ser induzido a se sentir de uma forma diferente. Outra opção é usar o Feng Shui, usando boas energias para deixar o local com um “clima” melhor.